Direitos

Como conseguir advogado gratuito em todo o país

Precisando de um advogado para diversos segmentos ? Saiba como conseguir de forma gratuita o seu direito.

1. Juizado Especial Cível (JEC)

O Juizado Especial Cível é o órgão que existe em todos os estados brasileiros e que cuida de processos menores, chamados de pequenas causas. Ele sempre busca o acordo entre as duas partes e tentará resolver a situação da maneira mais rápida. Aqui, você não terá um advogado, mas consegue mover uma ação contra uma empresa ou uma pessoa. Os processos podem ter um valor disputado de no máximo 40 salários mínimos, mas nesse caso o JEC exige a contratação de um advogado.

2. Defensoria Pública

Ter acesso a um advogado gratuitamente é um direito definido por lei, especialmente para quem não tem renda para bancar esse atendimento. Por isso, a Defensoria Pública coloca à disposição os advogados públicos que prestaram um concurso específico para essa área. “O atendimento nem sempre é tão pessoal quanto seria se você contratasse um advogado, mas estes profissionais da Defensoria Pública são extremamente competentes, e o concurso que eles prestam é muito concorrido”, afirma o advogado João Paulo Ávila.

Por ser um serviço bastante procurado, é preciso ter paciência principalmente no atendimento. No dia da triagem, por exemplo, os casos são avaliados individualmente e, aqueles com urgência maior, serão agilizados. Por isso a fila é tão grande. Além disso, a ação costuma demorar mais para ser concluída.

3. Atendimento de Estudantes de Direito em todo país

Quando a sua ação não é uma pequena causa, em vez de ir à Defensoria, você pode procurar assistência gratuita em escritórios experimentais de direito nas universidades. Alunos de direito realizam atendimentos e consultoria como forma de desenvolver as habilidades aprendidas ao longo da graduação.

0